Este é um espaço para todas as pessoas ligadas à família Braga, de Bom Despacho, com origem em Alfredo José do Couto e Rita Braga da Silva. Caso não consiga se logar, não tem problema mande suas observações e fotos para o email do idealizador carlosbraga1962@hotmail.com que eu me encarrego de postar as suas observações e fotos.
domingo, 31 de julho de 2011
sexta-feira, 29 de julho de 2011
segunda-feira, 25 de julho de 2011
domingo, 24 de julho de 2011
sábado, 23 de julho de 2011
Cervães: Fiéis enchem Santuário do Bom Despacho (Via Correio do Minho)
À chegada ao santuário, a imagem de Nossa Senhora do Bom Despacho foi recebida com vivas de júbilo, realizando-se em seguida a eucaristia, com a colaboração de vários párocos e representantes do Arciprestado de Braga, estando a homilia reservada para o padre Sandro Vasconcelos - responsável por uma das paróquias por onde a imagem peregrina.
Há várias décadas que a peregrinação se repete, todos os anos, sempre no primeiro domingo do mês de Junho - uma tradição que este ano foi alterada devido às eleições legislativas que se disputaram no passado dia 5, tal como constatou Maximino Sousa - um dos dez elementos da Comissão da Senhora do Bom Despacho.
Reza a tradição que a imagem que peregrina durante o ano pelos concelhos de Vila Verde e Barcelos, deixe a freguesia onde se encontra nesse momento, sempre por esta altura, para peregrinar, mais uma vez, até àquele santuário.
“Esta é uma tradição que move as pessoas pela grande fé que têm em relação à Senhora do Bom Despacho. Hoje é um dia em que os devotos de todas essas freguesias por onde a imagem faz a sua peregrinação se reúnem neste espaço, em sinal de grande devoção”, explicou Maximino Sousa à reportagem do jornal ‘Correio do Minho’.
Precisamente para mostrar sinais dessa devoção e afecto, “os devotos fazem questão de fazer estender sempre estes tapetes de flores pelas ruas por onde passa a imagem peregrina”, apontou o responsável.
Os fiéis voltam-se então para a imagem, que é colocada num púlpito exterior ao templo, para a venerar e para lhe dirigir a concessão de graças relacionadas com a saúde, mas, em outros tempos, muitos eram os que lá iam para lhe dirigir pedidos de protecção para a fertilidade e gravidez da mulher e para a produção agrícola.
Ontem os devotos voltaram a acompanhar a imagem peregrina, despedindo-se dela com lenços brancos, ao som do hino que todos sabem de cor.
A História de Braga
Braga é a mais antiga cidade portuguesa e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo; fundada no tempo dos romanos como Bracara Augusta, conta com mais de 2 000 anos de História como cidade. Situada no Norte de Portugal, mais propriamente no Vale do Cávado, Braga possui 181 819 habitantes no seu concelho (2011), sendo o centro da região minhota, com mais de um milhão de habitantes (2007).
Escolhida pelo Fórum Europeu da Juventude para Capital Europeia da Juventude em 2012, é uma cidade cheia de cultura e tradições, onde a História e a religião vivem lado a lado com a indústria tecnológica e com o ensino universitário.
Na gíria popular é conhecida como:
A "Cidade dos Arcebispos", durante séculos o seu Arcebispo foi o mais importante na Península Ibérica; É ainda detentor do título de Primaz das Espanhas.
A "Roma Portuguesa": no século XVI o arcebispo D. Diogo de Sousa, influenciado pela sua visita à cidade de Roma, desenha uma nova cidade onde as praças e igrejas abundam tal como em Roma. A este título está também associado o facto de existirem inúmeras igrejas por km² em Braga. É, ainda, considerada como o maior centro de estudos religiosos em Portugal
A "Cidade Barroca": durante o século XVIII o arquitecto André Soares transforma a cidade de Braga no Ex-Libris do Barroco em Portugal.
A "Cidade Romana": no tempo dos romanos ser a maior e mais importante cidade situada no território onde seria Portugal. Ausónio, ilustre letrado de Bordéus e prefeito da Aquitânia, incluiu Bracara Augusta entre as grandes cidades do Império Romano.
A "Capital do Minho" ou o "Coração do Minho", por estar localizada no centro desta província. Braga reúne um pouco de todo o Minho e todo o Minho tem um pouco de Braga.
A "Cidade dos Três Sacro-Montes": são santuários situados a Sudeste da cidade numa cadeia montanhosa, e são pela ordem Este a Sul: O Bom Jesus, Sameiro e a Falperra (Sta. Maria Madalena e Sta. Marta das Cortiças).
A cidade está estritamente ligada a todo o Minho: a Norte situa-se o tradicional Alto Minho, a Este o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Sul as terras senhoriais de Basto e o industrial Ave e a Oeste o litoral marítimo Minhoto.
sexta-feira, 22 de julho de 2011
As filhas do Marcelo Alfredo e da Andréia
Achamos a iniciativa super interessante para a memória da família em geral.Queremos parabenizá-lo Carlos, com este gesto poderemos nos comunicar e aproximar a família cada vez mais.
Marcelo Alfredo e Família.
Marcelo Alfredo e Família.
Convite a todos da família do Tio Nézinho
Convido a todos os parentes e descendentes de Alfredo José do Couto e Rita Braga da Silva a utilizarem este espaço para, numa demosntração de carinho e respeito à memória de nossos avós, tios, tias, primos, primas, sobrinhos, sobrinhas, irmãos, irmãs, cunhados, cunhadas, genros, noras, netos, netas, bisnetos, bisnetas e por aí afora. É um espaço para nós da família Braga, de Bom Despacho, nos comunicarmos, trocar idéias, endereços, fotos, saudades e amizades. Dos tempos de crianças em Bom Despacho para o mundo. O meu email é carlosbraga1962@hotmail.com, meu telefone é 34 9807-4266. Mande as suas observações, sugestões e fotos da família, para que esse espaço cresça na mesma magnitude da nossa família.
Assinar:
Postagens (Atom)