terça-feira, 10 de janeiro de 2012

TERMO DE CASAMENTO DE ALFREDO JOSÉ DO COUTO E RITA BRAGA DA SILVA

2 comentários:

  1. RITA BRAGA DA SILVA, filha de Cornélia Maria de Freitas e Manoel Rodrigues Braga, nasceu nos anos de 1880/1881 é neta de Jacob Rodrigues Braga, cuja família RODRIGUES BRAGA chegou ao BRASIL, vindo da região de BRAGA, norte de PORTUGAL, provavelmente nos anos de 1730, se estabelecendo na cidade de Ouro Preto e posteriormente, a partir dos anos de 1750, se estabeleceram nas cercanias de Pitangui, que compreendia o território entre o Rio Pará e o Rio São Francisco. Já ALFREDO JOSÉ DO COUTO é filho natural de Rita Matildes da Silva, tendo nascido nos anos de 1879/1880, sua geneologia é impossível de se determinar, haja vista que o sobenome dos COUTO é de difícil comprovação de lugar. O nome que consta na certidão de Nascimento de Rita Braga da Silva, é Rita da Silva Braga e seu pai consta como Manuel Jacob Braga, sendo que se refere a seu avô Jacob Braga, no caso é o Manoel do Jacob Braga, ou seja, Manoel Rodrigues Braga, era comum naquela época o escrivão do cartório escrever os nomes da forma como se tratavam as pessoas. Outro fato comum foi com a abolição da escravatura, onde os escravos, para saberem de onde eram, colocaram no sobrenome o nome do dono da fazenda, muito comum entre os COUTO.

    ResponderExcluir
  2. Existe uma dúvida neste termo de casamento, ou nosso Avô ALFREDO JOSÉ DO COUTO estava muito emocionado com o casamento e não conseguia assinar, ou estava com a mão que escrevia imobilizada, ou ele não era alfabetizado, haja vista que o escrivão consta no termo que Enéas José do Couto assinou a rogo do contraente - a rogo quer dizer pelo contraente.

    ResponderExcluir

Todas os comentários enviados sofrerão moderação e somente aqueles enviados pela nossa família ou próximos à ela serão publicados.