sábado, 23 de julho de 2011

Cervães: Fiéis enchem Santuário do Bom Despacho (Via Correio do Minho)

À chegada ao santuário, a imagem de Nossa Senhora do Bom Despacho foi recebida com vivas de júbilo, realizando-se em seguida a eucaristia, com a colaboração de vários párocos e representantes do Arciprestado de Braga, estando a homilia reservada para o padre Sandro Vasconcelos - responsável por uma das paróquias por onde a imagem peregrina.

Há várias décadas que a peregrinação se repete, todos os anos, sempre no primeiro domingo do mês de Junho - uma tradição que este ano foi alterada devido às eleições legislativas que se disputaram no passado dia 5, tal como constatou Maximino Sousa - um dos dez elementos da Comissão da Senhora do Bom Despacho.

Reza a tradição que a imagem que peregrina durante o ano pelos concelhos de Vila Verde e Barcelos, deixe a freguesia onde se encontra nesse momento, sempre por esta altura, para peregrinar, mais uma vez, até àquele santuário.

“Esta é uma tradição que move as pessoas pela grande fé que têm em relação à Senhora do Bom Despacho. Hoje é um dia em que os devotos de todas essas freguesias por onde a imagem faz a sua peregrinação se reúnem neste espaço, em sinal de grande devoção”, explicou Maximino Sousa à reportagem do jornal ‘Correio do Minho’.

Precisamente para mostrar sinais dessa devoção e afecto, “os devotos fazem questão de fazer estender sempre estes tapetes de flores pelas ruas por onde passa a imagem peregrina”, apontou o responsável.

Os fiéis voltam-se então para a imagem, que é colocada num púlpito exterior ao templo, para a venerar e para lhe dirigir a concessão de graças relacionadas com a saúde, mas, em outros tempos, muitos eram os que lá iam para  lhe dirigir pedidos de protecção para a fertilidade e gravidez da mulher e para a produção agrícola.

Ontem os devotos voltaram a acompanhar a imagem peregrina, despedindo-se dela com lenços brancos, ao som do hino que todos sabem de cor.

Um comentário:

  1. Falar de Bom Despacho e de Braga, sem falar de fé, são coisas dissociadas do mundo real, tanto uma como a outra, tem sua origem na fé. Nossa Senhora do Bom Despacho deu nome á nossa cidade e a cidade de Braga deu nome à nossa família. O texto acima é uma transcrição do correio do minho e está em português de Portugal.

    ResponderExcluir

Todas os comentários enviados sofrerão moderação e somente aqueles enviados pela nossa família ou próximos à ela serão publicados.